top of page

  Bem vindo ao site da pagina Mirge III E BR (o mito da asa em delta ) onde você saberá tudo sobre esta bela aeronave que protegeu o nosso espaço aéreo por longos anos 

                                             #aviator

 MIRAGE E SUA HISTORIA 

O Protótipo MD 550

Em 1953 a Força Aérea Francesa encomendou um estudo de um caça interceptador leve capaz de subir a um teto de 15.000 metros em 4 minutos e de voar horizontalmente a uma velocidade de Mach 1.3. A Dassault Corporations apresentou o projeto MD 550 Mystère Delta, um caça pequeno e ágil empulsionados por dois turboreatores Armstrong Siddeley MD30R Viper com pós combustão, cada uma com um empuxo de 9.61 kN (2,160 lbf). A aeronave possuía configuração de suas asas em formato delta sem estabilizador horizontal.

Esta configuração em forma de delta apresentava uma série de limitações. A falta de um estabilizador horizontal implicava na ausência de flaps e exigindo pistas longas para decolagem e aterrizagem em alta velocidade. Também limitava a manobrabilidade e dificultava o vôo em baixas altitudes devido a grande área de suas asas com uma baixa carga. Por outro lado, o desenho em delta apresentava uma construção simples, fácil e robusto, capaz de alcançar altas velocidades em linha reta1 .

O primeiro protótipo do MD 550-01 voou no dia de 25 de Junho de 1955 e fez um vôo 20 minutos com o teto de 3000 pés. Durante os primeiros voos o protótipo não possuía pós-combustão e nem foguetes, atingindo assim a uma velocidade de Mach 0.95 durante os testes. Após um período de 6 meses, o protótipo sofreu algumas modificações no projeto, atingindo a velocidade de Mach 1.3 sem combustão. Após as primeiras séries de testes de voo, foi realizado melhorias nas configurações aerodinâmicas e refinamento do projeto, sendo estas alterações concluídas no início de Maio de 1956. Estas alterações deixaram a aeronave mais pesada, trazendo o seu peso total vazio para 3.610 kg. Com as modificações realizadas, o avião voou novamente no dia 5 de Maio de 1956, utilizando pela primeira vez pós-combustão. O protótipo MD 550-01 foi renomeado Mirage Ie o protótipo MD 550-02 de Mirage II2 .

Devido ao seu tamanho pequeno, a quantidade de armamento se restringia a mísseis ar-ar, e por causa de sua limitação quanto ao carregamento de material bélico, o projetoMirage foi descontinuado.

A Dassault resolveu assim alterar o projeto, construindo um novo protótipo 30% mais pesados e equipados com novos reatores turbojet de pós-combustão SNECMA Atar 101G1 com empuxo de 43.2 kN (9,700 lbf). Este novo projeto foi chamado de Mirage III. O primeiro vôo do protótipo Mirage III aconteceu em 17 de Novembro de 1956. Em 19 de setembro de 1957 o protótipo atingiu a velocidade de Mach 1.8 2 .

 

bottom of page